A Bronquiectasia é um quadro em que as vias aéreas ou brônquios sofrem uma dilatação irreversível. A doença pode ser decorrente de lesão nos brônquios e vias aéreas de maneira direta ou indireta, o que danifica de maneira permanente os cílios e a parede da região, que estão relacionados às defesas do aparelho respiratório. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é Bronquiectasia?

No funcionamento fisiológico saudável, a parede brônquica conta com células que produzem muco e células que têm cílios. Os cílios movimentam o muco e retêm partículas e microorganismos nocivos, que são encaminhados para a garganta e eliminados na tosse ou engolidos.

Já na bronquiectasia, a lesão faz a parede brônquica perder a elasticidade e se dilatar, além de ocorrer o surgimento de protuberâncias. Devido à inflamação, o volume de muco aumenta, enquanto os cílios são destruídos. Os cílios residuais acumulados podem ser atacados por bactérias. Dessa forma, se desenvolve um ciclo vicioso, de infecções recorrentes que destroem ainda mais os brônquios e torna a região mais sensível a novas patologias.

A bronquiectasia pode se manifestar apenas em um local específico ou se disseminar nos pulmões, danificando os alvéolos e criando cicatrizes no local e perda de tecido funcional no pulmão. O coração passa a se esforçar mais para o bombeamento de sangue para o pulmão acometido e se desenvolve o quadro de insuficiência cardíaca. Os níveis de oxigenação podem ficam muito baixos enquanto o teor de gás carbônico está elevado, o que é conhecido como insuficiência respiratória.

Bronquiectasias

Quais são as causas da Bronquiectasia?

A BRONQUIECTASIA é causada, em geral, por infecções respiratórias graves e que ocorrem com recorrência, mais frequentes em pessoas com doenças autoimunes, fibrose cística, imunodeficiências, bloqueio de vias respiratórias com linfonodos aumentados de maneira crônica devido a tumor pulmonar.

O quadro também pode ocorrer em pessoas com recorrência de tuberculose, aspergilose broncopulmonar alérgica e pessoas que inalam vapores tóxicos. Existem também ocorrências de bronquiectasia que não têm causa esclarecida.

Quais são os sintomas da Bronquiectasia?

Os sintomas de BRONQUIECTASIA ocorrem de maneira gradativa, que se agrava após infecções respiratórias. Pode ocorrer tosse crônica com muito muco e tosse com sangue, sendo que essas crises, em alguns casos, ocorrem apenas de manhã.

Febre e dor torácica também acontecem. À medida que a doença se agrava, podem ocorrer outros sinais, como chiado no peito, dor torácica e perda de peso. Quando se desenvolve insuficiência respiratória, há letargia, cansaço extremo e falta de ar.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da Bronquiectasia?

O diagnóstico da bronquiectasia é feito por exames de imagem e testes para identificar a causa da doença. O tratamento é realizado por uma série de medidas, com enfoque principal em diminuir a incidência de infecção e evitar complicações. Veja:

• Vacinação.
  • Drenagem do muco.
  • Fisioterapia pulmonar e exercícios de respiração.
  • Antibióticos contra infecções.
  • Medicações broncodilatadoras.
  • Oxigenoterapia.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o diagnóstico e tratamento de Bronquiectasia. Ele trabalha com muita dedicação, compromisso  e empenho, em uma abordagem humanizada e acolhedora. Entre em contato e agende a sua consulta!