O Câncer de Pulmão se manifesta principalmente entre fumantes e frequentemente não tem sintomas, quando tem o principal sintoma é uma tosse que persiste ou que tem uma mudança muito brusca no padrão em que se manifesta. O quadro demanda tratamento, pois as neoplasias apresentam potencial de se espalhar pelo organismo, causando graves consequências. Saiba mais!

Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento de Câncer de Pulmão?

O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e a probabilidade de ocorrência da doença depende de como era o hábito de fumar, ou seja, a quantidade de cigarros consumidos por dia e o total de anos fumando.

As pessoas que já fumaram mas pararam têm menor risco de desenvolvimento de câncer de pulmão do que se mantivessem o hábito. Porém, em relação à quem nunca fumou, elas ainda têm maior chance de manifestar a doença.

Mutações genéticas mesmo em quem nunca fumou também são fatores de risco. Outros elementos que podem favorecer o aparecimento de tumor no pulmão são o consumo de maconha, poluição, fumo passivo e exposição a agentes carcinógenos.

Quais os sintomas do Câncer de Pulmão?

Os sintomas do câncer de pulmão dependem da localidade em que o tumor se manifesta, lembrando que, em muitos casos, os sintomas só ocorrem em estágios mais avançados. Os sinais mais característicos incluem tosse com sangue e muco, fraqueza, fadiga, perda de peso e dor no tórax.

O quadro pode evoluir para a presença de chiados, obstrução de uma via aérea, febre, dor constante no tórax e acúmulo de líquido com células cancerosas no espaço pleural. O tumor pode se espalhar por todo o pulmão, gerar a baixa taxa de oxigenação e desencadear em uma insuficiência cardíaca.

Também pode ocorrer a síndrome de Horner, quadro em que a pupila contrai, a pálpebra cai e a transpiração em uma metade do rosto é afetada devido à lesão no nervo. Quando o câncer se forma na região superior do pulmão, ele pode afetar nervos dos braços (provocando dor) e o esôfago (tornando a deglutição dolorosa). Também pode se espalhar pelo mediastino e coração, desencadeando em arritmia, obstrução do fluxo sanguíneo que chega ao coração e acúmulo de líquido no tecido cardíaco.

Como é o diagnóstico de Câncer de Pulmão?

O diagnóstico de câncer de pulmão é feito a partir de uma bateria de exames. O exame de imagem inicial é a radiografia torácica, seguida da tomografia computadorizada.

Também é feito um exame microscópico do tecido, que pode ser feito por coleta de uma amostra de muco, remoção de fluido em caso de derrame pleural maligno ou biópsia. A biópsia pulmonar pode ser realizada por meio da broncoscopia, que consiste na observação das vias respiratórias com um tubo provido de câmera e extração de amostra.

Em caso de grande distância entre o tumor e o canal respiratório, procede-se com a biópsia percutânea. Em alguns casos, a única possibilidade de avaliação e tratamento é por métodos cirúrgicos (videocirurgia ou até toracotomia, a abertura da caixa torácica). Após a realização do estadiamento de neoplasia pulmonar, prossegue-se com as iniciativas de tratamento.

Como é o tratamento do Câncer de Pulmão?

O tratamento do CÂNCER DE PULMÃO é baseado na combinação de estratégias terapêuticas. Normalmente, a cirurgia é indicada nos estágios iniciais da doença, quando não há disseminação das células cancerosas para outras regiões. Pode-se realizar quimioterapia e radioterapia. Normalmente, a cirurgia realizada é a lobectomia. A quimioterapia e a radioterapia podem acompanhar a intervenção cirúrgica, com o objetivo de eliminar as células cancerosas remanescentes.

O Dr. Caio Sterse realiza o diagnóstico e tratamento cirúrgico de Câncer de Pulmão. Ele trabalha com muita dedicação e empenho para sua recuperação e realiza todos os encaminhamentos necessários, em uma abordagem acolhedora e cuidadosa. Entre em contato e agende a sua consulta!