O Cisto Broncogênico é uma malformação na região torácica, que é preenchida de conteúdo coloide e que corre o risco de rompimento e de gerar complicações. A anomalia na formação quase sempre é identificada na idade adulta e pode provocar sintomas como dor torácica e falta de ar. Saiba mais sobre a patologia acompanhando o conteúdo a seguir!

Qual a diferença entre nódulo e cisto? 

O nódulo é uma massa encorpada e preenchida, formada pela multiplicação anômala de células, o que também é chamado neoplasia. Já o cisto é um saco oco, preenchido de líquido, sangue, pus ou algum resíduo pastoso. A maior parte dos cistos não é maligna, mas é importante passar por uma avaliação médica, pois essas formações não estão isentas de riscos, mesmo quando são benignas.

Cisto Broncogênico

O que é Cisto Broncogênico?

O cisto broncogênico é uma malformação congênita que, normalmente, é diagnosticada na fase adulta. A lesão decorre de uma estruturação anômala na árvore brônquica, podendo afetar a região da traqueia e o esôfago. O cisto é preenchido de material coloide, que pode ser definido como pastoso.

Destacamos que o CISTO BRONCOGÊNICO é benigno, mas apresenta grande risco de complicações, como infecção, sangramento, ruptura e ele pode aumentar e comprimir as estruturas que estão próximas à ele. Os principais sintomas são dor torácica, febre, tosse com secreção e falta de ar. A lesão quando acontece de forma precoce tende a se localizar no mediastino. Quando é tardia, afeta o parênquima pulmonar.

Cisto Broncogênico é câncer?

Cisto broncogênico é uma bolsa preenchida de conteúdo pastoso, resultante de uma malformação congênita. Câncer é uma neoplasia maligna, ou seja, um tumor resultante da multiplicação anômala de células, com crescimento desordenado e acelerado e potencial de se disseminar pela corrente sanguínea ou vasos linfáticos.

Assim, cisto broncogênico é uma lesão benigna, ou seja, não é câncer. Porém, ele pode se preencher de mais conteúdo e crescer, com risco de comprimir locais adjacentes. Dessa forma, ser benigno não impede a formação de apresentar potencial de agressão local e de demandar tratamento rápido.

Como é feito o tratamento de Cisto Broncogênico?

A indicação de tratamento para cisto broncogênico é a remoção cirúrgica, já que o quadro apresenta grandes riscos de complicações. Na cirurgia, é feita a exérese do cisto, que pode ser por meio de videotoracoscopia (cirurgia minimamente invasiva com suporte de câmera) ou ressecção por toracotomia (cirurgia com abertura da caixa torácica).

Quais são as vantagens da excisão de Cisto Broncogênico com videotoracoscopia?

A excisão de cisto broncogênico com videotoracoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva, ou seja, as incisões realizadas para a realização do procedimento são muito pequenas. Na intervenção, é utilizado um dispositivo com câmera, que permite a visualização do interior da caixa torácica, possibilitando uma ação precisa e certeira ao médico. Isso proporciona um pós-operatório mais tranquilo e uma recuperação mais rápida para o paciente.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o diagnóstico e tratamento de Cisto Broncogênico. Experiente em sua área de atuação, o especialista trabalha com empenho, dedicação e grande valorização do potencial humano em seu trabalho. Entre em contato e agende a sua consulta!