A Estenose Traqueal afeta principalmente pessoas que passaram por intubação traqueal, mas também pode ser originada por outros motivos. A via de tratamento é sempre cirúrgica. O quadro, se não tratado, pode desencadear em grave insuficiência respiratória. Leia o artigo para aprender mais sobre o assunto!

O que é Estenose Traqueal?

A estenose traqueal é um estreitamento de uma parte da traqueia, o que dificulta a passagem de ar. O quadro pode ser decorrente de intubação traqueal, tumores, doenças inflamatórias ou a causa pode ser desconhecida.

A principal motivação é a intubação traqueal. Nesse procedimento, o uso do ventilador mecânico demanda a implantação de um tubo na traqueia, que encaminha o ar para o pulmão. Um balão está localizado na ponta do tubo e ele veda a região, objetivando evitar a perda de ar e a queda de alimentos nos canais de passagem de ar.

O procedimento é terapêutico e aplicado em casos graves. O problema é que, a longo prazo, o balão pressiona a traqueia e pode causar a morte de células na região devido à dificuldade de circulação de sangue e oxigênio. A isquemia, que é a morte das células, leva à formação de um tecido cicatricial no local, o que pode gerar a estenose traqueal.

Quais são os sintomas da Estenose Traqueal?

A ESTENOSE TRAQUEAL apresenta sintomas somente no esforço físico para pacientes com estreitamento de até 25% da traqueia. Já quando o comprometimento é de mais de 50%, os sinais podem se manifestar a qualquer momento, mesmo quando o indivíduo está em repouso.

Os principais sintomas da doença são:

• Fôlego curto, ou seja, o paciente tem uma resistência muito pequena no esforço físico e rapidamente sofre exaustão;
  • Chiado na garganta, devido à dificuldade de passagem do ar e obstrução local;
  • Mudanças na voz, pois a voz depende diretamente do ar para ser emitida;
  • Sons de tom grave ao respirar;
  • Tosse, que pode ou não conter secreções.

Como é o tratamento da Estenose Traqueal?

A Estenose Traqueal é diagnosticada por meio de broncoscopia e tomografia computadorizada e tratada com diferentes tipos de cirurgia. O tratamento de estenose traqueal difere na fase aguda e definitiva e depende de critérios específicos, que ajudam a avaliar se o paciente tem indicação para a intervenção. Confira quais são as operações realizadas:

• Dilatação via broncoscopia rígida: um tubo rígido de broncoscopia é inserido na traqueia e usado para dilatá-la. É um tratamento aplicado na fase aguda, não definitivo e há risco da estenose se formar novamente.
  • Traqueostomia: é feita uma abertura na traqueia (traqueostoma) para que o ar siga desse local direto para o pulmão. Implica na perda da fala.
  • Traqueoplastia: demanda que haja pelo menos 50 % de extensão de traqueia saudável, pois é feita a remoção da área doente e sutura das regiões sadias.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o diagnóstico e tratamento de Estenose Traqueal. Ele trabalha em uma abordagem acolhedora e que valoriza a dignidade humana, sempre priorizando a qualidade de vida e a recuperação do paciente. Entre em contato e agende a sua consulta!