A Estenose Traqueal afeta principalmente pessoas que passaram por intubação traqueal, mas também pode ser originada por outros motivos. A via de tratamento é sempre cirúrgica. O quadro, se não tratado, pode desencadear em grave insuficiência respiratória. Leia o artigo para aprender mais sobre o assunto!
O que é Estenose Traqueal?
A estenose traqueal é um estreitamento de uma parte da traqueia, o que dificulta a passagem de ar. O quadro pode ser decorrente de intubação traqueal, tumores, doenças inflamatórias ou a causa pode ser desconhecida.
A principal motivação é a intubação traqueal. Nesse procedimento, o uso do ventilador mecânico demanda a implantação de um tubo na traqueia, que encaminha o ar para o pulmão. Um balão está localizado na ponta do tubo e ele veda a região, objetivando evitar a perda de ar e a queda de alimentos nos canais de passagem de ar.
O procedimento é terapêutico e aplicado em casos graves. O problema é que, a longo prazo, o balão pressiona a traqueia e pode causar a morte de células na região devido à dificuldade de circulação de sangue e oxigênio. A isquemia, que é a morte das células, leva à formação de um tecido cicatricial no local, o que pode gerar a estenose traqueal.
