O suor é um fenômeno fisiológico que tem a função de eliminar o excesso de calor do organismo, para auxiliar na regulação da temperatura corporal. Porém, certas pessoas podem transpirar de forma anormal, para além do que os contextos demandam e uma maneira que pode gerar comprometimento psicológico e social – quadro denominado Hiperidrose. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!
O que é Hiperidrose?
A hiperidrose é o quadro de transpiração excessiva, mesmo que o contexto não esteja relacionado a uma maior necessidade do corpo de eliminar o calor para regular a temperatura corporal. As principais causas do problema são distúrbios metabólicos, câncer e infecções.
O local que apresenta sudorese em excesso pode se inflamar e ficar avermelhado. A região pode apresentar um odor desagradável, quadro denominado bromidrose. Isso ocorre porque as bactérias e fungos existentes na pele passam a realizar a degradação do suor na área inflamada.
A preocupação e a ansiedade com o excesso de suor podem levar ao agravo da sudorese. Pessoas com hiperidrose frequentemente apresentam grande retraimento social e inibição devido ao quadro. As implicações da patologia podem ser isolamento, timidez e baixa autoestima.
