O Sequestro Pulmonar apresenta sintomas pouco específicos, sendo uma malformação congênita que afeta o trato respiratório e também apresenta uma anormalidade nos vasos sanguíneos que irrigam a região doente. Algumas vezes, o bebê pode nem mesmo ter sintomas da doença. O quadro pode apresentar agravos, pois o fluxo sanguíneo local fica anormal, o coração pode ficar comprimido se ocorrer derrame na membrana que reveste o pulmão, a pleura. Por isso, o tratamento é fundamental. Saiba mais sobre o assunto acompanhando o material a seguir!

O que é Sequestro Pulmonar?

Sequestro Pulmonar é uma malformação congênita, em que uma parte do tecido do pulmão não tem comunicação com a árvore brônquica e permanece não funcionante. A área é vascularizada por uma artéria que normalmente não banharia a região. As artérias pulmonares não irrigam o local.

A alteração pode ocorrer dentro do lobo (intralobar) ou fora do lobo (extralobar). Os lobos pulmonares são subdivisões do pulmão. De todo modo, a patologia comprime o parênquima pulmonar, um tecido com células que se subdividem e renovam a região à medida que as células envelhecem e morrem. No quadro, são comuns também as pneumonias de repetição.

Sequestro pulmonar

Quais são os riscos do Sequestro Pulmonar?

O sequestro pulmonar apresenta como riscos o vazamento de líquido na pleura, a membrana que reveste o pulmão, quadro denominado derrame pleural. O coração pode ser comprimido devido ao afluxo anormal de sangue no lobo disfuncional, se essa circulação ocorre com volumes sanguíneos muito grandes. Desse modo, é fundamental o tratamento.

Quais são os sintomas do Sequestro Pulmonar?

Os sintomas do SEQUESTRO PULMONAR são infecções respiratórias, pneumonia de repetição, tosse, dificuldades na alimentação e insuficiência cardíaca. O diagnóstico é realizado por avaliação clínica e tomografia computadorizada.

Como é o tratamento de Sequestro Pulmonar?

O sequestro pulmonar é tratado por cirurgia. Seja ele da modalidade extralobar ou intralobar, é realizada cirurgia torácica aberta, a toracotomia, ou a intervenção por videotoracoscopia. Destacamos que a videotoracoscopia é a cirurgia minimamente invasiva realizada com pequenas incisões e suporte de dispositivo com câmera para a visualização da estrutura interna do organismo.

O quadro é raro e a cirurgia é realizada normalmente em pacientes bebês. Assim, a cirurgia minimamente invasiva é uma alternativa benéfica para uma recuperação mais rápida e um pós-operatório mais tranquilo para a criança. De todo modo, a opção ou não pela videotoracoscopia depende do médico e das necessidades do paciente. Em alguns casos, a via aberta é a única possível.

A cirurgia remove cirurgicamente o lobo disfuncional do pulmão. Isso não deixa a respiração da criança incipiente. Os outros lobos conseguem realizar o processo respiratório de acordo com as necessidades do organismo. O que não deve ocorrer é o sequestro pulmonar ficar sem tratamento, pois isso pode resultar em complicações. Sem a terapêutica adequada, a patologia pode até ser fatal.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o diagnóstico e tratamento de Sequestro Pulmonar. Ele tem experiência na área e trabalha com cuidado e acolhimento, buscando oferecer a melhor solução. Entre em contato e agende a sua consulta!