O Sequestro Pulmonar apresenta sintomas pouco específicos, sendo uma malformação congênita que afeta o trato respiratório e também apresenta uma anormalidade nos vasos sanguíneos que irrigam a região doente. Algumas vezes, o bebê pode nem mesmo ter sintomas da doença. O quadro pode apresentar agravos, pois o fluxo sanguíneo local fica anormal, o coração pode ficar comprimido se ocorrer derrame na membrana que reveste o pulmão, a pleura. Por isso, o tratamento é fundamental. Saiba mais sobre o assunto acompanhando o material a seguir!
O que é Sequestro Pulmonar?
Sequestro Pulmonar é uma malformação congênita, em que uma parte do tecido do pulmão não tem comunicação com a árvore brônquica e permanece não funcionante. A área é vascularizada por uma artéria que normalmente não banharia a região. As artérias pulmonares não irrigam o local.
A alteração pode ocorrer dentro do lobo (intralobar) ou fora do lobo (extralobar). Os lobos pulmonares são subdivisões do pulmão. De todo modo, a patologia comprime o parênquima pulmonar, um tecido com células que se subdividem e renovam a região à medida que as células envelhecem e morrem. No quadro, são comuns também as pneumonias de repetição.