O Teratoma é um tumor raro que desperta atenção, pelo fato de ser formado de tecido embrionário e, por isso, apresentar uma multiplicidade de tecidos germinativos. O que, em alguns casos, faz com que ele tenha pêlos e unhas. O quadro quase sempre é benigno, mas demanda intervenção cirúrgica para evitar agravos. Saiba mais a seguir!

O que é Teratoma?

Teratoma é um tumor raro, em sua maioria benigno e de crescimento lento, mas que pode ser canceroso, ou seja, ter potencial de se espalhar. Ele é formado pela multiplicação anômala de células, sendo composto de variados tecidos que são provenientes de camadas de células germinativas, compondo uma massa. Os sintomas da doença são causados pela atividade dessa multiplicidade de tecidos, que, de alguma forma, opera como uma região viva com grande potencial de agressão local.

O TERATOMA pode ocorrer em áreas como pulmões, mediastino ou outras regiões do organismo. Ele tende a ser formado de tecidos da endoderme, que é uma camada remanescente do estado embrionário, que auxilia na constituição do organismo quando ele está em desenvolvimento.

Teratomas

Quais são os sintomas do Teratoma?

Os sintomas do teratoma são dor torácica, tosse com sangue, febre, formação de fístulas, quadros recorrentes de pneumonia e indicadores de compressão do tórax. Ocorre também um sintoma muito raro, que é um grande fator de suspeita da doença, que é a expectoração com pêlos, devido à constituição de múltiplos tecidos germinativos do tumor.

Como é o diagnóstico do Teratoma?

O diagnóstico de teratoma é feito por exames de imagem (tomografia e radiografia), mas, para a confirmação, é preciso a análise histológica de material biológico, a partir de uma biópsia. A coleta pode ser feita com videotoracoscopia.

Como é o tratamento do Teratoma?

O tratamento do teratoma é a cirurgia para a remoção da formação tumoral. Normalmente, o procedimento realizado é a toracotomia, ou seja, a abertura da caixa torácica. Se o tumor é caracterizado como maligno no exame histológico, pode ser necessário o uso de procedimentos complementares, como a quimioterapia e a radioterapia.

Como um cirurgião torácico auxilia no tratamento de Teratoma no pulmão ou mediastino?

O cirurgião torácico é o especialista que realiza o tratamento cirúrgico das doenças que acometem a região do tórax e mediastino. Para diagnosticar o teratoma, muitas vezes é necessário realizar biópsia pulmonar por videotoracoscopia.

O procedimento é invasivo e feito em ambiente hospitalar, demandando alto nível de precisão e cuidado, sendo papel do cirurgião torácico. Esse especialista também faz a cirurgia de retirada do tumor, com todos os cuidados específicos dependendo se a formação é benigna (como na maioria dos casos) ou maligna. Ele conhece as particularidades do pré e pós-operatório e realiza o acompanhamento para verificar se houve a remissão da neoplasia.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o diagnóstico e tratamento de Teratoma e de outras doenças que acometem a região torácica. Dedicado e experiente, o especialista trabalha de forma acolhedora, com uma abordagem humanizada e preocupação com o bem-estar do paciente. Entre em contato e agende a sua consulta!