Os Tumores Benignos de Pulmão são relativamente raros e, nem sempre, demandam tratamento. Porém, podem apresentar potencial de agressão local, sendo necessário removê-los de forma cirúrgica. De todo modo, é essencial uma avaliação cuidadosa do cirurgião torácico para verificar o melhor encaminhamento para o quadro. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

Tumores Benignos de Pulmão são câncer?

Os tumores são formados pela multiplicação anormal de células em determinada localidade (neoplasia), formando uma massa que pode ou não se espalhar. Os tumores podem ser benignos, nesse caso, têm uma estrutura mais ordenada e crescem de forma lenta. Os tumores malignos se desenvolvem com rapidez e têm potencial de se disseminar pelo corpo (metástase), sendo chamados também de câncer. Assim, tumores benignos de pulmão não são câncer de pulmão.

Quais são os Tumores Benignos de Pulmão?

Os TUMORES BENIGNOS DE PULMÃO podem ser classificados de acordo com as células que os originam. Os sintomas, quando se manifestam, costumam ser tosse com muco e sangue, infecções respiratórias com recorrência, dispneia e dor torácica. Veja os tipos de tumores benignos de pulmão abaixo:

Traqueia e brônquios

Na traqueia e brônquios, podem se formar tumores como:

• Hamartoma: composto de tecido mesenquimatoso (estrutura que origina o tecido conjuntivo) e cartilagem.
  • Cistoadenoma brônquico: cresce nos brônquios.
  • Mioblastoma: tumor que se forma nas células Schwann.
  • Papiloma: tumor causado pela infecção das vias respiratórias pelo vírus do HPV, normalmente devido à propagação da infecção por esse agente na boca.

O principal risco dos tumores benignos da traqueia e brônquios é a obstrução das vias respiratórias. Por isso, em alguns casos, podem ser retirados por cirurgia.

Tecido pulmonar

Especificamente no pulmão, podem se formar os seguintes tumores benignos:

• Fibroma: composto de tecido fibroso.
  • Hamartomas: composto de tecido mesenquimatoso e epitelial (bifásico).
  • Leiomiomas: tumor formado de tecido muscular e fibroso.
  • Lipomas: formado de tecido lipídico.
  • Neurofibromas: apresenta baixa chance de se tornar maligno.
  • Schwannomas: composto de mesênquima, tem origem nas células de Schwann.
  • Hemangioma esclerosante: causado pela proliferação de vasos sanguíneos.

Destacamos que uma infecção ou doença imunológica no pulmão pode favorecer a inflamação e o desenvolvimento de uma neoplasia.

Como é o tratamento dos Tumores Benignos de Pulmão?

Quando há um nódulo no pulmão, procede-se com uma série de exames para classificá-lo e fazer o estadiamento de neoplasia pulmonar. Pode ser necessária uma biópsia para a adequada categorização da patologia.

Com isso, prossegue-se com o projeto terapêutico, com a retirada cirúrgica dos tumores benignos de pulmão ou, em alguns casos, não é necessário tratamento. A opção ou não pela cirurgia depende de uma série de fatores, entre eles, se há o risco de obstrução das vias de circulação do ar da respiração.

Os Tumores Benignos de Pulmão nem sempre precisam de tratamento, mas é necessária uma investigação apurada para identificar qual é o melhor projeto terapêutico para o caso. O Dr. Caio Sterse é um cirurgião torácico muito dedicado em seu trabalho e que trabalha com uma abordagem cuidadosa, empática e acolhedora. Ele realiza o diagnóstico e tratamento dessas neoplasias e de outras doenças do trato respiratório. Entre em contato e agende a sua consulta!