Os Tumores Benignos do Mediastino são formações de caráter não canceroso, mas que podem ser agressivos localmente, sendo essencial a avaliação de um especialista e o acompanhamento em caso de necessidade. No artigo, vamos diferenciar o conceito de tumores benignos e malignos e caracterizar as neoplasias benignas que podem acometer a região do mediastino. Leia e saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

Qual a diferença entre tumores benignos e malignos?

Os tumores são formações resultantes da multiplicação anômala de células (neoplasia), formando uma massa. Essa massa pode apresentar um crescimento mais lento e ordenado, sendo, nesse caso, benigna. Ou pode se multiplicar de forma desordenada, com células doentes e que podem se espalhar pelo corpo, ou seja, uma neoplasia maligna. 

O tumor maligno também é chamado câncer e tende a ser mais perigoso. De todo modo, os tumores benignos também demandam uma avaliação cuidadosa e tratamento, já que, muitos deles podem ter grande potencial de agressão local e crescer excessivamente, a ponto de comprimirem estruturas adjacentes.

Tumores do mediastino

Quais são os Tumores Benignos do Mediastino?

Os tumores do mediastino são vários, devido à multiplicidade de estruturas presentes no espaço entre os pulmões. Saiba mais a seguir, acompanhando adiante!

  • Tumor angiomatoso: resultado do crescimento anômalo e emaranhado de vasos sanguíneos.
  • Bócio: tumor na tireoide que, em sua maioria, é benigno.
  • Lipoma: formado de células lipídicas, pode ter potencial de agressão local.
  • Teratoma: nasce de células germinativas e, na grande maioria dos casos, essa neoplasia é benigna.
  • Hiperplasia de linfonodos: o inchaço dos linfonodos pode indicar tumor benigno ou maligno, já que essas células estão diretamente relacionadas à defesa do corpo.
  • Tumor neurogênico: se formam nos gânglios simpáticos e, em sua maioria, são benignos.

Quais são os sintomas dos Tumores Benignos do Mediastino?

Entre os principais sintomas dos tumores benignos do mediastino, podemos citar a dor torácica e a perda de peso ponderal, ou seja, que não é intencional. Pode ocorrer também febre e falta de ar. Além disso, com o crescimento da massa benigna, os vasos sanguíneos podem passar por compressão. Na região do esôfago, pode ocorrer disfagia (dificuldade na deglutição) e odinofagia (dor no ato de engolir).

Como é o tratamento dos Tumores Benignos do Mediastino?

Os TUMORES BENIGNOS DO MEDIASTINO são tratados de acordo com a etiologia da doença. Em sua maioria, realiza-se a retirada cirúrgica, porém, se o quadro não provoca sintomas e não está gerando nenhum dano local, o médico pode optar por acompanhar o paciente ao longo do tempo, para verificar a evolução do quadro. Ao sinal de agravos, as intervenções podem ser realizadas.

O Dr Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o diagnóstico e tratamento dos Tumores Benignos do Mediastino. Ele trabalha em uma abordagem acolhedora e humanizada e com grande compromisso e empenho, visando a qualidade do desfecho. Com muita valorização do bem-estar do paciente, trabalha com soluções personalizadas e adequadas às especificidades do caso, sempre com a proposta de oferecer os esclarecimentos necessários e auxiliar na escolha da melhor proposta terapêutica. Entre em contato e agende a sua consulta!