A Biópsia Mediastinal é realizada principalmente quando há suspeita de câncer ou tumores benignos do mediastino. O exame pode ser realizado por meio de mediastinoscopia, por videotoracoscopia ou pela técnica transtorácica por aspiração com agulha, devendo ser realizada por um cirurgião torácico experiente. Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o procedimento!

Biópsia Mediastinal

O que é a Biópsia Mediastinal?

A biópsia mediastinal é um procedimento invasivo de coleta de amostra da região do mediastino com suspeita de tumor. Os tecidos biopsiados são da própria lesão ou dos linfonodos adjacentes. A técnica é utilizada para o esclarecimento de hipóteses diagnósticas.

Como a Biópsia Mediastinal é realizada?

A BIÓPSIA MEDIASTINAL pode ser realizada por mediastinoscopia, videocirurgia  ou por aspiração com agulha na biópsia transtorácica. Na mediastinoscopia, é feita uma incisão próxima à região inferior do pescoço e o mediastinoscópio é introduzido no local, para visualizar o interior do mediastino. Pode ser coletada uma amostra por meio de aspiração com agulha, ou ainda em lesões de acesso mais delicado pode se usar uma câmera e instrumental específico através de três orifícios na parede do tórax.

Na biópsia mediastinal por meio da técnica transtorácica por aspiração com agulha, o cirurgião torácico, guiado por exame de imagem, insere a agulha biselada na região de suspeita do tumor, alcançando diretamente a lesão e faz a coleta de amostras, encaminhado o material para análise histológica em seguida.

Por que a Biópsia Mediastinal é importante?

A biópsia mediastinal possibilita avaliar linfonodos e massas do mediastino, com o objetivo de fazer o estadiamento de tumores malignos e benignos. Assim, ela é uma integrante importante na jornada contra o câncer e no diagnóstico diferencial dessa patologia.

Quais são as contraindicações da Biópsia Mediastinal?

A biópsia mediastinal por via de mediastinoscopia é contraindicada para pacientes com traqueostomia, que fizeram esternotomia mediana (incisão e abertura do osso esterno em sua metade) prévia,que têm aneurisma da aorta, com síndrome da veia cava superior ou que já tiveram irradiação do mediastino.

No caso da biópsia mediastinal por meio da técnica transtorácica por aspiração com agulha, as contraindicações incluem:

• Contagem de plaquetas baixa;
  • Uso de medicamentos anticoagulação;
  • Distúrbio hemorrágico sem possibilidade de tratamento;
  • Hipertensão pulmonar;
  • Lesão necrótica com acúmulo de pus;
  • Lesões vasculares;
  • Pneumopatia bolhosa, ou seja doença em que ocorrem bolhas nos pulmões que dificultam o movimento pulmonar;
  • Ventilação com suporte de aparelhos;
  • Cisto hidático, que é uma bolsa de líquido que se forma por ação de parasita.

Quais são os riscos da Biópsia Mediastinal?

A biópsia mediastinal por via de mediastinoscopia ou toracoscopia apresenta como riscos o sangramento, lesão de ducto linfático, perfuração no esôfago, infecção, pneumotórax (acúmulo de ar no espaço entre as membranas que constituem a pleura) e infecção. No entanto, a incidência dessas complicações é bastante pequena.

Já a biópsia mediastinal por meio da técnica transtorácica por aspiração com agulha, os riscos são principalmente pneumotórax e tosse com sangue. O risco dessas complicações é mais elevado, mas o paciente é observado e recebe suporte em todo o processo.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza Biópsia Mediastinal e diversos outros procedimentos em sua especialidade. Dedicado, ele oferece suporte ao paciente na jornada contra o câncer, fazendo o acompanhamento e fornecendo orientações e o amparo necessário. Entre em contato e agende a sua consulta!