O timo é um órgão do sistema linfático responsável por promover o amadurecimento dos glóbulos brancos do sangue. Ele se localiza no mediastino anterior, a parte à frente do tórax, entre o osso esterno e o coração. O timo tem papel importante na infância e adolescência. Porém, na fase adulta, ele reduz de tamanho até desaparecer e sua função é substituída por outras células, enquanto o local é preenchido por gordura. A Timectomia pode ser necessária no tratamento de algumas doenças. Saiba mais a seguir!

Timectomia

O que é Timectomia e quais são as indicações da intervenção?

A timectomia é a cirurgia de retirada do timo. Essa intervenção pode ser indicada em casos de tumores do mediastino (a região localizada no espaço entre os pulmões), tumor do timo, câncer neuroendócrino e miastenia gravis.

Como a Timectomia é realizada?

A timectomia pode ser realizada por meio de técnicas distintas, dependendo da patologia tratada. Veja:

  • Técnica transesternal: é realizada uma incisão no osso frontal do tórax, o esterno, com a retirada do timo e lipídeos adjacentes. É usada no tratamento de tumores no timo.
  • Técnica transcervical: é feita uma incisão na região interior do pescoço para a extração do timo. Pode ou não ser realizada a remoção da gordura que se adere ao timo.
  • Timectomia por videotoracoscopia: é uma técnica minimamente invasiva, na qual utiliza-se um dispositivo com câmera que é inserido no interior da cavidade torácica. Em outras pequenas incisões, são introduzidos os instrumentos cirúrgicos. A intervenção proporciona uma recuperação rápida e um pós-operatório mais tranquilo.

Como é o pós-operatório da Timectomia?

Nos dois primeiros dias, o paciente deve utilizar um dreno, que o cirurgião torácico insere ao final da timectomia. Assim, são necessários diversos cuidados, para evitar o risco de infecção. Na cirurgia minimamente invasiva, o pós-operatório é bastante tranquilo. Lembrando que, em casos de patologias mais graves, podem ser necessários cuidados a mais.

O timo removido vai fazer falta para o organismo?

A cirurgia de retirada do timo só é indicada na vida adulta, quanto esse órgão já está em processo de redução e perda funcional até o completo desaparecimento. Nesse processo, outras estruturas assumem as funções do timo, sem prejuízos para o organismo.

Porém, destacamos que a retirada do timo só deve ser feita caso o paciente tenha indicação para esse procedimento. Não está de acordo com as boas práticas médicas submeter o paciente a uma cirurgia desnecessária.

Quando a TIMECTOMIA é recomendada, o paciente tem muito a beneficiar do procedimento. A intervenção permite reduzir a dosagem ou até eliminar as medicações para miastenia gravis ou alcançar um bom nível de remissão do tumor. A fraqueza também melhora de forma considerável.

A timectomia é uma cirurgia segura, que pode proporcionar benefícios para pacientes que têm indicação para ela. Ela possibilita tratar quadros de miastenia, timo aumentado e tumores nesse órgão ou no mediastino. Lembramos que, na intervenção, também é removida parte da gordura adjacente, o que contribui com uma margem de segurança.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza o tratamento cirúrgico de doenças que acometem o timo, o mediastino e toda a cavidade torácica. Muito experiente e dedicado, ele busca oferecer a melhor solução e proporcionar acolhimento e um trabalho de qualidade. O Dr. Caio realiza a Timectomia e uma série de outros procedimentos. Entre em contato e agende a sua consulta!