A Videotoracoscopia é um procedimento que pode ser utilizado de forma diagnóstica ou terapêutica, sendo útil no tratamento de uma série de doenças que acometem a região torácica. A técnica é minimamente invasiva, bastante moderna e com baixo risco, que proporciona menos desconforto e uma recuperação mais rápida para o paciente. Acompanhe o artigo para entender melhor o assunto!

Videotoracoscopia

O que é Videotoracoscopia?

A videotoracoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, no qual é utilizado um toracoscópio, dispositivo tubular provido de câmera que permite a visualização do ambiente interno da caixa torácica. Ela pode ser realizada de forma diagnóstica ou terapêutica.

Como a Videotoracoscopia é realizada?

O paciente é assistido por um cirurgião torácico e um profissional da enfermagem. São medidos os sinais vitais e o paciente recebe anestesia local e um balão de oxigênio, permanecendo acordado durante o procedimento. A região torácica é desinfectada. A pessoa é posicionada deitada de lado, e um dos braços é apoiado em um suporte.

São realizadas pequenas incisões para a inserção do equipamento e dos dispositivos cirúrgicos. O cirurgião visualiza o interior da caixa torácica, pode fazer a extração de amostras e pode realizar intervenções terapêuticas, dependendo do planejamento cirúrgico e das indicações para o caso.

O procedimento tem duração de em torno de uma hora. O paciente é liberado do hospital em 3 dias e passa por uma semana de repouso, sendo que o pós-operatório tem relativamente pouco desconforto.

Quais são as aplicações da Videotoracoscopia?

A VIDEOTORACOSCOPIA pode ser realizada de forma diagnóstica e terapêutica, contando com diversas aplicações. As vias diagnósticas são as seguintes:

• Diagnóstico de câncer em seus estágios iniciais, possibilitando a extração de amostra para análise histológica;
  • Avaliação de derrame pleural e lesões no pulmão;
  • Biópsia pulmonar ou de outras estruturas da região torácica;
  • Diagnóstico de miastenia gravis, permitindo, por exemplo, detectar um timo aumentado.

Já as aplicações terapêuticas da videotoracoscopia são:

• Em caso de derrame pleural causado por tumor, que ocorre de forma constante, pode ser feita a adesão das membranas que constituem a pleura para evitar o acúmulo de líquido, com apoio da videotoracoscopia;
  • Simpatectomia torácica, para tratar hiperidrose;
  • Reparo de lesões no pulmão, pleura, diafragma;
  • Remoção de tumores benignos do mediastino;

Entre as contraindicações para o uso da videotoracoscopia diagnóstica ou terapêutica, podemos citar insuficiência respiratória aguda, problemas cardíacos e já ter feito o processo de aplicar medicações para a selagem do espaço entre as membranas da pleura, a chamada pleurodese.

Quais são os benefícios da Videotoracoscopia?

A videotoracoscopia apresenta boa eficácia em sua função diagnóstica e contribui no tratamento de uma série de patologias. Sendo minimamente invasiva, proporciona menor nível de desconforto e um pós-operatório mais tranquilo e com pouca dor, além de apresentar um risco menor de complicações.

O Dr. Caio Sterse é cirurgião torácico e realiza a Videotoracoscopia, trabalhando com muita dedicação e empenho para ajudar seus pacientes. Experiente e comprometido em promover uma boa recuperação para a pessoa atendida, ele atua de forma humanizada, acolhedora e profissional. Entre em contato e agende a sua consulta!