Cirurgia de câncer de pulmão: Quando é a escolha certa?
Postado em: 21/02/2024
Quando se fala em tratar o Câncer de Pulmão, a cirurgia é uma das opções que podem surgir, dependendo de cada caso. Esse tipo de tratamento é personalizado e apenas é indicado após uma avaliação médica detalhada.
Hoje queremos conversar com você sobre quando a cirurgia se mostra uma alternativa interessante, trazendo alguns exemplos para explicar o melhor. Quer saber mais? Então continue sua leitura conosco!
Quando a cirurgia de câncer de pulmão costuma ser considerada?
O uso da cirurgia como forma de tratar o “Câncer de Pulmão” depende de vários fatores, como o tipo e o estágio do câncer, além da saúde geral do paciente. Vamos comentar alguns pontos que são levados em conta para avaliar essa questão.
Estágio e tipo do câncer
No caso do Câncer de Pulmão Não-Pequenas Células (CPNPC), especialmente se for detectado nos estágios I ou II, a cirurgia pode ser a melhor alternativa, sendo realizada com o objetivo de remover o tumor.
Em casos de Câncer de Pulmão de Pequenas Células (CPPC), geralmente, a cirurgia não é a principal opção, já que outros tratamentos podem ser mais adequados.
Saúde geral do paciente
São feitos exames para verificar se é viável para o paciente realizar a cirurgia. Isso inclui avaliações cardíacas e pulmonares, por exemplo, para ter certeza de que o corpo vai reagir bem à operação.
Opções cirúrgicas e inovações para o câncer de pulmão
A cirurgia de câncer de pulmão tem avançado bastante, com técnicas que reduzem o impacto da operação. As modalidades incluem, por exemplo:
- Lobectomia: Remoção de um lobo do pulmão, pode ser considerada, por exemplo, para CPNPC especialmente em estágios iniciais.
- Segmentectomia e wedge resection: Para tumores menores, essas técnicas menos invasivas são uma opção.
- Pneumonectomia: Em casos necessários, A cirurgia é considerada para remover um dos pulmões.
Inovações como a cirurgia minimamente invasiva e robótica estão ajudando a tornar esses procedimentos mais suaves, com recuperações mais rápidas.
Preparação para a cirurgia
Para quem vai fazer a cirurgia, a preparação é chave. Isso pode incluir parar de fumar e fazer exercícios respiratórios, por exemplo.
A decisão da cirurgia para o câncer de pulmão é algo bem pessoal e deve ser tomada com base em uma conversa aberta com seu médico e sua equipe de saúde. Saber dos prós e contras é importante.
Quer saber mais sobre procedimentos como a lobectomia? Entre em contato e agende sua consulta!
Dr. Caio Sterse
Cirurgião Torácico
CRM 124698
Leia também:
A Cirurgia Torácica: Entendendo o processo e os procedimentos