Simpatectomia para Tratamento de Hiperidrose: Vale a Pena?

Postado em: 17/04/2024

Simpatectomia para Tratamento de Hiperidrose: Vale a Pena?

A hiperidrose, ou aquela produção excessiva de suor, realmente pode afetar o dia a dia de quem sofre com ela. Ter que escolher sua roupa baseando-se em como esconder manchas de suor ou evitar apertos de mão porque suas mãos estão molhadas são apenas alguns exemplos que os pacientes relatam. Para muitos, essa é uma realidade constante. É por isso que tratamentos como a Simpatectomia podem ser uma opção interessante.

Hoje vamos conversar sobre como funciona essa cirurgia Para que você possa compreendê-la melhor. Continue conosco até o final da leitura!

O que é a simpatectomia?

Vamos lá: a “Simpatectomia” é um procedimento cirúrgico que mira acabar com o suor excessivo, especialmente nas mãos, pés e axilas.

Ela faz isso interrompendo os sinais nervosos que fazem o seu corpo suar mais do que o necessário. A operação é feita sob anestesia geral e é minimamente invasiva, envolvendo apenas pequenas incisões no tórax para alcançar e modificar o nervo simpático.

Quais vantagens você pode conseguir com a simpatectomia?

Aqui estão alguns pontos positivos da operação:

• Eficácia imediata e duradoura: A maioria das pessoas vê uma enorme redução, senão total, no suor em excesso nas áreas tratadas quase imediatamente após a cirurgia, com efeitos de longa duração.
  • Melhoria da qualidade de vida: Com menos suor, muitos pacientes relatam que se sentem mais confiantes e têm maior conforto no dia a dia, por exemplo.
  • Procedimento rápido; A operação e o seu processo de recuperação são rápidos e você provavelmente voltará ao seu ritmo normal de vida em uma semana.

Considerações e desvantagens da simpatectomia

Como em qualquer procedimento cirúrgico, também existem desvantagens e riscos na simpatectomia, como:

• Sudorese compensatória: O suor pode começar a aparecer em outras áreas do corpo.
  • Riscos cirúrgicos: Como em qualquer cirurgia, há riscos de infecção, sangramento e, em raros casos, danos a nervos ou órgãos próximos.
  • Irreversibilidade: Uma vez feita a simpatectomia, não é possível revertê-la. É importante ponderar bem os prós e contras antes de tomar uma decisão.

A simpatectomia vale a pena?

Decidir fazer uma simpatectomia requer uma boa conversa com seu médico, considerando todos os prós e contras. Se os antitranspirantes mais fortes não funcionam para você, e a toxina botulínica foi apenas uma solução temporária, talvez seja interessante pensar nessa possibilidade.

Preparação e recuperação na simpatectomia

Prepare-se com exames de saúde e uma boa conversa sobre riscos e benefícios. Após a cirurgia, você provavelmente irá para casa no mesmo dia ou no dia seguinte, com instruções claras para o cuidado pós-operatório.

A simpatectomia pode ser uma opção interessante para muitos pacientes que lidam com hiperidrose. Uma avaliação detalhada de cada caso é fundamental para compreender a viabilidade e as indicações desse procedimento.

No site do Dr. Caio você encontra mais informações sobre a realização da simpatectomia. Não deixe de conferir!

Dr. Caio Sterse
Cirurgião Torácico